Sentiu dor depois da pelada ou da academia?

Saiba quando aplicar uma compressa com bolsa fria ou com bolsa quente

Por César Kurt


Bolsa fria
A estratégia gelada é recomendada para amenizar dores resultantes de um trauma agudo, como uma pancada ou encontrão. Aí, não há escapatória: o corpo reage ao baque deflagrando aquela inflamação. Os especialistas indicam o gelo para esse tipo de situação justamente porque é capaz de evitar que o processo inflamatório ali seja exagerado demais. Não à toa: ele diminui a circulação local, evitando um baita inchaço. “Além disso, a bolsa fria serve como uma espécie de anestesia, porque deixa a região menos sensível”, completa Ana Paula Simões, ortopedista do Grupo do Trauma de Esporte da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo.

Bolsa quente
O calor dilata os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação e, de quebra, ameniza as dores. Por isso, os especialistas usam a bolsa quente para atenuar os efeitos de problemas crônicos, como lombalgias. “No entanto, esse método não age no problema em si”, ressalva Ana Paula. Em outras palavras, aquecer uma região dolorida só serve para atenuar o incômodo, mas jamais para dar um fim à encrenca. Por isso, a orientação de um profissional de saúde é fundamental. Até porque sentir sempre uma dorzinha em determinado lugar pode ser sinal de uma lesão que, se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.

Tempo de aplicação
Como em tudo na vida, o bom senso deve imperar aqui também. Ou seja, nada de deixar a bolsa por alguns segundos ou horas a fio – no máximo, 20 minutos. “Espere o gelo derreter ou a bolsa quente esfriar”, aconselha Ana Paula. Mas, se nesse meio tempo a dor sumir, não há motivo para continuar o tratamento.

Contraindicações
Em primeiro lugar, jamais coloque um objeto quente sobre traumas agudos. O calor aumenta a circulação local, tornando a inflamação ainda mais exacerbada. Resultado: inchaço e incômodo de sobra. Por outro lado, a bolsa com gelo deve ser aplicada com parcimônia em articulações como o joelho e o tornozelo. É que o frio, se utilizado indiscriminadamente, pode enrijecer as juntas. Essa orientação é válida sobretudo para quem já ultrapassou a faixa dos 50 anos, grupo mais suscetível a desenvolver males dessa natureza.

Além disso, algumas pessoas apresentam pouca sensibilidade em determinadas partes do corpo. Nesse caso, é estritamente proibido lançar mão de qualquer um desses métodos. Não importa se a bolsa é quente ou fria: caso fique muito tempo em contato com a pele, pode provocar uma queimadura.
E, homens, atenção: nada de aplicá-las em regiões muito próximas da zona do agrião. É que os testículos precisam estar em uma temperatura específica para não terem sua função afetada. E as compressas prejudicam essa regulação.

0 comentários: